CONDICIONADOR DE SOLO
Condicionadores são produtos que promovem a melhoria das propriedades físicas, físico-químicas ou da atividade biológica do solo. Embora seja mais utilizado como fonte de cálcio e magnésio no caso do cultivo do eucalipto, o calcário enquadra-se também como condicionador do solo, já que altera algumas propriedades físico-químicas do solo como a acidez, a capacidade de troca de cátions e a estrutura do solo, entre outras.
O resíduo da fabricação de fertilizantes fosfatados solúveis em água, conhecido como gesso agrícola ou fosfogesso, também se enquadra na categoria de condicionador do solo por promover alterações químicas no solo, principalmente nas camadas subsuperficiais, favorecendo o desenvolvimento das raízes em profundidade.
Outros produtos vêm sendo estudados como, por exemplo, a escória de siderurgia e lodo celulósico. Por conter silicato, a escória de siderurgia pode apresentar efeitos importantes sobre a absorção de fósforo no solo. O lodo celulósico, resultante do tratamento de efluentes em fábrica de extração de celulose e de reciclagem de aparas de papel, pode causar alterações em determinadas propriedades do solo.